E.M.A.R.F.
Oficina Tangram
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABORAÍ
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNCICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
E. M. AUTO RODRIGUES DE FREITAS
Plano de Ação: Oficina de Tangram
1º Justificativa: Na intenção de oferecer aos alunos, na semana da Criança, atividades que juntassem o lúdico com o conteúdo programático, pensamos em desenvolver uma Oficina de Tangram, pois através de experiências anteriores percebemos que, independente da série ou idade, os alunos sempre nos dão um bom retorno quando trabalhamos com o Tangram.
No entanto ao desenvolvermos o trabalho com as turmas das 5ªs séries, ele logo tomou uma proporção maior do que a esperada. Através do primeiro contato com o jogo, do desempenho e interesse dos alunos, surgiu, através da participação do O.T., a ideia de ampliarmos o trabalho para uma produção a ser exibida na Feira do Livro.
Abraçamos a ideia, a oferecemos aos alunos e pomos às mãos a obra.
2º Objetivos: Conhecer a origem e história do Tangram;
Criar um Tangram;
Identificar algumas formas geométricas presentes no Tangram;
Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas e estimular as essas ações como passos para elaboração de um produto final;
Recriar uma tirinha do Menino Maluquinho através das formas humanas produzidas a partir do Tangram.
3º Recursos: Tangram em madeira;
Projetor de slides;
Computador;
Celular;
Máquina digital;
Cartolinas, tesouras e hidrocor.
4º Áreas de Trabalho: Matemática;
Geometria;
Português;
Artes.
5º Desenvolvimento: AULA 1: No laboratório de informática os alunos assistem a projeção sobre a origem do Tangram, logo depois é apresentado a eles o jogo em madeira. Neste momento os alunos manusearão as peças pra se familiarizarem com o jogo, as forma geométricas contidas no mesmo.
AULA 2: No Laboratório de Informática relembraremos a aula anterior e começaremos a produzir o Tangram através de uma dobradura, a partir da dobradura o alunos começaram a identificar as figuras geométricas contidas no jogo, seus nomes s conceitos.
AULA 3: No Laboratório de Informática, apresentamos aos alunos duas tirinhas do Menino Maluquinho e demos como tarefa a remontagem das mesmas através das peças do Tangram. Os alunos deveriam recriar os personagens através de figuras humanas feitas com o jogo, primeiro na mesa do computador, depois na cartolina para tiramos fotos e registrar o trabalho.
6º Considerações Finais: O produto final da remontagem da Tirinha do Menino Maluquinho foi anexado aos trabalhos de produção textual para a Feira do Livro, junto com as outras turmas do 2º Segmento.
Participaram deste trabalho os alunos das Turmas 501, 502, 503, a Orientadora Tecnológica Rosane Ramos e a Orientadora Educacional Cláudia Rosa.
7º Bibliografia: http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoIvany.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=237
Cláudia Rosa
Orientadora Educacional
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